sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Considerações sobre o meu Livro "Pensamento", por Marli Peixoto, pedagoga.


Capa do Livro Pensamento, Ed. Ateniense, SP, 1997


O livro "Pensamento" surgiu a partir de uma seleção de todos os meus manuscritos (de poesia) desde o meu primeiro texto em 1.985 até dezembro de 1990. São apenas 25 poesias selecionadas de uma quantidade bem maior.

São textos ingênuos e despretensiosos, pois não tinha ideia de que aquilo tudo se tornaria a minha própria vida, transferida para o papel.

Estão em ordem cronológica (mas isso não foi proposital!), por isso remetem o leitor à essência do meu íntimo de adolescente e denuncia meu amadurecimento amargo e sem amigos, sempre "Preso no Meu Quarto" ou com "Insegurança", como qualquer outro ser humano descobrindo o mundo ao redor e se "redescobrindo".



















Várias daquelas poesias se tornaram músicas, mas nunca divulguei. Uma vez ou outra, esboçava meus textos com um violão à mão (e a garganta em fúria) para alguns amigos, mas sem resultado. Nada haver uma coisa com a outra, meu estilo Punk Rock com poesias como "Coisas de Você", "Cintilar" e "O Sentido da Vida"... Talvez por isso tenha deixado essa parte das minhas paixões (a música) de lado, justamente por não conseguir ver ligação entre as duas áreas da minha vida... Mas foi por pouco tempo...

A 2a. edição do meu livro, pretendo produzir em capa dura e totalmente ilustrada, com fotos de minha autoria. Não tenho ainda data prevista para o lançamento, mas sei de duas coisas: Será em 3 idiomas e será simultânea com o lançamento do meu 2o. livro chamado "Frases de Impacto".

Deste meu novo livro, faz algum tempo que mantenho um post neste blog com seus esboços, leia à vontade: 
http://calixtojohn.blogspot.jp/2011/08/frases-de-impacto.html

Ainda sobre o livro "Pensamento", tive a felicidade de reencontrar pela internet, minha professora da primeira série primária, a pedagoga Marli Peixoto, pessoa que me instruiu naquilo que chamo de "o começo da minha vida literária", ou seja, logo depois de alfabetizado. Foi com imensa emoção que envie-lhe uma cópia do "Pensamento" pelo correio, de presente, como prova de que ela realizou um ótimo trabalho comigo, ainda na minha infância! Mas presente maior mesmo foi receber em troca um e-mail tão carinhoso, elogiando-me como amiga e construtivamente criticando e opinando sobre meu livro, mensagem essa que transcrevo agora, aqui mesmo neste post, para compartilhar com todos vocês!





Prof. Marli Peixoto, com o marido e o neto
"Caro João (ou devo dizer Joãozinho?), 

Ao receber finalmente seu livro e lê-lo, senti que desvendava aos poucos o amadurecimento do menino que conheci e a quem tive o prazer de ajudar a dar os primeiros passos nesse caminho belo e tortuoso da comunicação escrita, que você seguiu.

Atrevo-me, como me pediu, não a fazer uma avaliação "professoral", mesmo porque não me considero capaz de julgar um trabalho literário, principalmente como o seu, tão carregado de vivência pessoal, mas apenas a tecer algumas considerações sobre ele.


Encarte do livro Pensamento, capa

O encarte histórico que acompanha o livro já é um instrumento valioso para o seu entendimento e maior conhecimento da alma de poeta do autor.

A alusão à capa, por exemplo, chama a atenção para significados que de outra forma poderiam passar despercebidos. Cheguei a senti-lo retratado nessa foto e lembrei-me de poemas de Vicente de Carvalho, o "poeta do mar", que assim se identifica com ele nesses versos:


"Condenado e insubmisso como tu mesmo,

Eu sou como tu mesmo

Uma alma sobre a qual o céu resplende

Longínquo céu de um esplendor distante

Debalde, ó mar que em ondas te arrepelas,

Meu tumultuoso coração revolto

Levanta para o céu como borrifos,

Toda poeira de ouro dos meus sonhos."



Senti nos seus poemas esse mesmo desejo de superação, de alçar altos voos, mas por outro lado, sentindo-se preso à realidade. Quem enfrenta a vida com a sensibilidade que você demonstra, vive com mais intensidade, tanto os bons como os maus momentos.

Foi muito interessante, ainda, chamar a atenção para a ordem cronológica dos poemas, que chegam quase a construir uma autobiografia.





"O Amor", por exemplo, resume num verso uma das fases que você mesmo descreve na introdução: "Fazendo do nada, o tudo, e do tudo, o amor".

A partir de "Insegurança", ironicamente, sinto que começa uma fase de maior maturidade literária, notando-se uma evolução na expressão do pensamento, tanto no conteúdo quanto na forma dos poemas.

O sentimento de quem se coloca na posição de mero observador do mundo se revela muito bem na primeira estrofe de "Walkie-Talkie":


"Alheio a tudo

Que se encontra ao meu redor

É como eu vivo.

Sonho acordado,

Como se estivesse assistindo à TV,

Assistindo a um programa

Sobre a minha vida". 


Ou de angústia, em "Pensamento":

"Sou dono de um mundo

Onde só eu existo.
......................................................

Sonho acordado a doença de estar vivo,

Acordo, sonhando com a cura que não consigo ter,

Durmo, sentindo um alívio relativo,

Pois durmo com o medo de acordar e voltar a viver
......................................................

Sou dono de um mundo que não posso deixar,

E de um mundo onde ninguém pode entrar".


Já em "O sentido da vida" vejo revelar-se o questionamento diante do eterno desconhecido e de como explicá-lo: 


"Eu não sei o que pensar,

Se vale a pena esperar

Pra ver o que vai acontecer

Depois que a cortina descer

......................................................

E o show acabar.

.......................................................


A incerteza

É a grande explicação

........................................................

Eu só não posso acreditar

Que não exista solução.

......................................................... 

Você não está aqui por estar..." 


Antecapa do livro Pensamento, 
Ed. Ateniense, SP, 1997
"O que sinto", poema final, resume a evolução de seu pensamento diante da perplexidade do existir. Chegando a esse ponto do caminho, creio que "A plenitude.... a plena atitude", não estão assim tão distantes de você.


Parabéns, obrigada pelo presente e continue na busca de si mesmo e do sentido da vida.

Enquanto isso, seus leitores continuarão a ser presenteados pela sua inspiração.


P.S.: – Fiquei curiosa e gostaria de ler, talvez no seu blog, "O mundo do espelho", poema que, segundo você, foi excluído do livro. A metáfora da vida vista através do espelho em Alice no país das maravilhas, sempre me encantou. E ainda, se não for pedir muito, gostaria de ser das primeiras a conhecer "O Anjo Mestiço".



Um grande abraço,


Marli Peixoto
26/01/2010.





© Calixto_john, João Calixto Neto, Ed. Ateniense, São Paulo
Todos os direitos reservados de acordo com a legislação vigente
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação(CIP)
(CBL)Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil: Calixto, João Neto CDD 869.915
FBN - Fundação Biblioteca Nacional: ISBN 978-85-330-0019-7

Nenhum comentário: